Apenas respire…

Publicado: 25/06/2011 por Ares em Interessante...
Tags:, , ,

Podemos passar dias sem comida e água, mas não podemos passar muitos minutos sem respirar. Nas artes marciais a respiração também é extremamente importante, estando está diretamente ligada ao rendimento do atleta, seja ele profissional ou não. Saber controlar a respiração faz toda a diferença antes, durante e depois do combate. Existem muitas maneiras de realizar tal controle, muitas artes marciais dão um foco extremo para a respiração.

A ciência afirma que o nosso universo é um espaço cilíndrico que se expande e se contraí. Não só no universo, o movimento de contração e expansão é evidente em quase tudo que conhecemos – Tudo está em movimento. No caso, aparelho respiratório é o nosso motor principal, é ele o responsável por trazer o oxigênio ao nosso sangue e eliminar certa quantia de CO2 (entre outras funções), sem ele não seria possível que qualquer outra função do nosso corpo fosse ativada, também é ele que é o grande responsável pelo desempenho no treinamento.

É um fato que a poluição é um dos maiores inimigos da nossa sociedade, mas o que poucos sabem é que o próprio homem está se tornando um perigo para si mesmo! Com rotinas estressantes como transito, trabalho, medos, filas, cada vez mais nos esquecemos de algo simples, mas que faz TODA a diferença, respirar.

“Apenas respire, o resto vêm na hora certa”

Nas artes marciais a respiração está associada ao que no oriente se conhece como prana, chi, Qu’i (ki), kiai, e outras infinidades de nomes. Normalmente essas energias são conhecidas como “Força vital” e fazem toda diferença.

– No Taekwondo existe o “Kiap” que seria aquele temível grito que muitos não entendem bem o motivo de fazerem. Naturalmente um praticante de Taekwondo cria seu ritmo, sua respiração torna-se mais controlada de acordo com sua maneira de lutar. Normalmente antes de cada ataque é comum que haja respiração para que ele possa usar o Kiap. O kiap usa os músculos abdominais para que haja um considerável acréscimo de força e velocidade no golpe (Seria impossível gritar sem fôlego, certo?).

Em suma, quando o lutador possui o controle de sua respiração ele se torna mais calmo, ele consegue se dedicar de forma integral para a atividade, desenvolve uma resistência maior, seus golpes tornam-se muito mais eficazes e fortes.

Reaprender a respirar é essencial para uma vida mais saudável. Uma excelente maneira de você reaprender a administrar o seu “motor” é a pratica de Tai chi chuan ou Qi-Gong, ambas podem propor altos benefícios ao praticante.

Eu sou,

Ares.

Link de interesse: http://camilafreitasfavoratto.blogspot.com/2011/03/importancia-da-respiracao-na-atividade.html

Literatura relacionada: RESPIRAÇÃO ORIENTAL – Takashi Nakamura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s