A honra do guerreiro: Bushido 1° Parte

Publicado: 28/07/2011 por Ares em Dia-a-dia

 Bushido literalmente, “caminho do guerreiro”, é um código de conduta e modo de vida para os Samurais (a classe guerreira do Japão feudal ou bushi), vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.

É originário do código moral dos samurai e salienta a frugalidade, fidelidade, artes marciais, mestria e honra e até a morte. Nascido de duas principais influências, a existência violenta do samurai é atenuada pela sabedoria e pela serenidade do Confucionismo e do Budismo.

Fonte:Wikipédia

Um dos princípios das artes marciais é o Bushido, ainda que conhecido por outros nomes, todas as artes marciais possuem um código de disciplina e conduta. Infelizmente nem todos os mestres cobram este código de seus discípulos e isto faz com que vejamos notícias de vândalos que fazem o mau uso das artes marciais.

Não cabe a eu julgar, mas acredito que os verdadeiros guerreiros possuem valores, cada qual com suas prioridades e ideais… Mas todos deveríamos carregar nosso Bushido, sermos protetores daquilo que acreditamos e lutarmos por dias melhores. Todos temos um pouco de “Samurai” dentro de nós.

Hoje a minha espada são meus braços e pernas,

Minha armadura são meus valores

E ela protege meus ideais!

Mas a minha maior arma é a Paz” – Ares

Escrito por,

Ares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s