IP MAN

Publicado: 11/09/2011 por Ares em Dia-a-dia

    Bem, eu venho falar de um grande mestre de kung fu. O seu nome é Ip Mam ou Yp Mam ou Yip Mam… (Realmente procurei muito e fiquei bem confuso quanto a a forma correta de escrever o seu nome… Mas enfim, eu vou usar Yip Mam…)
Um grande lutador… nasceu em Foshan na China, no dia 6 de novembro de 1893…
Ele treinou em um templo de Foshan dirigido pelo mestre Chan Wah Shun, que ensinava o estilo Wing Chun (ou novamente confuso pela escrita Ving Tsun).
Três anos após o falecimento de seu mestre, Yip Mam foi para Hong Kong para aprimorar os seus estudos. Em Hong Kong ele conheceu Leung Bik que era o filho mais velho de Leung Jan e foi irmão de treino se seu mestre, Chan Wah Shun.
Yip Man virou discípulo de Leung Bik. Quando completou 24 anos voltou para a sua cidade natal para aprimorar ainda mais o seu kung fu.
Após a Segunda Guerra Mundial, Yip Man com sua esposa e filho foram para Hong Kong.
E lá ele se restabeleceu ensinando o seu estilo de kung fu.

Se você não conhece o Yip Man, provavelmente conhece um de seus alunos…
Seu nome é Bruce Lee… (Isso mesmo aquele cara famoso de filmes de kung fu, também conhecido pelo seu outro estilo de luta, o Jeet-Kune-Do)
Isso foi entre 1970 e 1971.
Yip Man, por outro lado nunca se sentiu orgulhoso de ter um aluno superstar. Sempre que alguém o elogiava por ter sido professor do Bruce Lee, ele simplesmente respondia com um sorriso.
Em 2 de dezembro de 1972, Yip Man, o grande Grão-Mestre faleceu, deixando como legado o grande estilo de Kung Fu e a perpetua missão de ser cuidado com atenção por seus discípulos.

Isso foi um super resumo da vida de um grande mestre de kung fu, se vocês quiserem saber um pouco mais sobre a vida de Yip Man, existem três filmes. O primeiro é o “Yip Man” que conta sobre antes da Segunda Guerra Mundial. O “Yip Man 2” mostra como ele se restabeleceu em Hong Kong após a Segunda Guerra Mundial. E o “Yip Man The Legend is Born” mostra a sua juventude. Quando ele começou a treinar kung fu.
São filmes interessantes baseados em sua vida.

 

Texto escrito por: Júlio Cesar.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s