Arquivo de novembro, 2011

#Luta do dia

Publicado: 09/11/2011 por Ares em Dia-a-dia
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Esses coreanos…

Publicado: 08/11/2011 por Ares em #Arte marcial da Semana, Interessante...

Assim eles matam qualquer um! uashsua Piada boba, enfim, não é o primeiro Post que faço sobre artes marciais coreanas, mas é um dos mais interessantes, pois fala sobre torções e de uma arte marcial pouco conhecida, kuk sool won.

Lembrando, jamais, nunca, em hipótese alguma faça isso com seu irmãozinho chato… Mas quem sabe seu coleguinha não topa ser sua cobaia?? Brincadeira, isso é perigoso e deve ser feito apenas na presença de profissionais.

No ocidente a faixa tem muita importância nas artes marciais. Diferente do oriente, onde muitas artes marciais dispensam o uso de vestes de graduação, aqui é comum que até o kung-fu tenha alguma espécie de faixas ou outros métodos de distinção dos iniciantes e os graduados.

Algo que achei muito interessante no Taekwondo é que quando trocamos de faixa precisamos pedir para que alguém amarre a mesma, caso não tenha ninguém que possa fazer, é recomendável pedir a um professor(a), colega, pois isso atraí boa sorte.

Acreditava que isto era algo do Taekwondo, pois no ju-jitsu e Kickboxing, eu mesmo amarrei minha faixa. Porém, conversando com praticantes de outras artes marciais descobri que é uma prática muito comum.

A idéia na verdade é muito simples – Imagine que uma pessoa te traz força, se você acredita mesmo nisso, pedindo que ela amarre sua faixa a energia dela se impregnará na faixa. Sabe aquele presente que você ganhou de uma pessoa especial e se tornou seu objeto da sorte? É exatamente a mesma coisa! Mas com uma importância muito maior… Imagine que você pretende se graduar como faixa preta, seguir a trilha dos dans, e viver uma vida dedicada para as artes marciais… Cada faixa é uma etapa que você passou, um marco, e convidar qualquer pessoa para amarrar sua faixa seria como uma mancha nesse caminho, pois imagine você para uma faixa que te traz lembranças de uma pessoa que não te faz bem.

Não é necessário que seja alguém forte fisicamente (Pois isso não te tornará mais forte, ou nada do gênero), creio que a ideia seja alguém que te faz bem… Afinal, é muita sorte ter alguém assim, não é? Também não deve ser uma coisa forçada, deixe o convite, explique o motivo que te faz convidar a pessoa a amarrar sua faixa, ela é que deve decidir se deixa essa sorte contigo ou não. Então boas pedidas são: Pais e mães, irmãos(ãs), namoradas(os), amigos, amigas e etc…

E após a pessoa ter dado o nó, a faixa deve ser guardada com carinho. Evite lavar (Mas tenho bom senso), uma faixa manchada de suor e escurecida é a representação do treino duro e intenso. Trocar de faixa com a faixa nova é quase um pecado rs.

É isso, galera! Abraços

Escrito por,

ARES.

Alimentação x Competição

Publicado: 08/11/2011 por Núbia Salvador em Interessante...

    Em primeiro lugar deve-se ressaltar que esportistas são diferentes de atletas, já que esportistas são pessoas fisicamente ativas, e já os atletas são profissionais, portanto no caso do atleta a alimentação deve ser diferenciada, de acordo com a atividade exercida e o impacto da mesma, falaremos da alimentação para esportistas.

A alimentação deve conter em grande parte alimentos que fornecem mais energia, os carboidratos (pão, macarrão, arroz, batata) já que os mesmos são fontes de glicose o principal combustível para o corpo. Os carboidratos são a base da pirâmide alimentar, portanto ocupam cerca de 60 a 65% da caloria total, quando não está em época de competição, deve-se preferir os integrais, que também possuem fibras e retardam a absorção da glicose, e são importantes para a manutenção do organismo.

De 2 a 3 horas antes das competições é importante fazer uma refeição com alimentos ricos em carboidratos, ou, um pequeno lanche 1 hora antes, já que a glicose é armazenada em nosso corpo sob a forma de glicogênio muscular e hepático, e os estoques musculares e hepáticos de glicose são limitados e por isso é importante atentar para o consumo de carboidratos quando se pratica um esporte.

Em caso de competições de longa duração, e grande impacto é interessante fazer uso de bebidas tipo gatorade para se manter hidratado e repor eletrólitos.

Após os exercícios também deve-se consumir carboidratos para repor os estoques de glicogênio, beneficiando a recuperação e a preparação dos músculos para as próximas atividades.